A equipe sub-16 do Scouto Flamengo de Foz do Iguaçu conquistou a 5ª Copa Eco-Turística do Mercosul de Futebol, disputada na cidade de Rancharia, no interior de São Paulo. O título iguaçuense foi alcançado de maneira invicta, já que a equipe disputou sete jogos, vencendo quatro e empatando três.
Além da conquista coletiva, o Scouto Flamengo também teve conquistas individuais. O atacante Lucas Sampaio foi o artilheiro da competição com 5 gols marcados e João Maria foi o goleiro menos vazado da competição, tendo levado apenas três gols nos sete jogos.
O zagueiro Guilherme “Batata” e o artilheiro Lucas Sampaio participaram do Cultura Esporte Clube e destacaram os trabalhos desenvolvidos pela comissão técnica da equipe.
“Eu queria primeiramente agradecer ao nosso treinador Vilmar e ao nosso assistente Marcelo que fizeram um ótimo trabalho durante todo esse campeonato, a Copa Eco-Turística, que “a gente” já havia batido na trave em 2011, 2012, 2013 e 2014 foi diferente. Fomos com um elenco bem mais forte e acima de tudo com a mesma família. O resulta pegou “a gente” de surpresa, porque a nossa sensação era a equipe 2000, só que o 98 também representou e “a gente” chegou”. Destacou o artilheiro Lucas Sampaio.
“Uma copa muito disputada, mas felizmente “a gente” trabalhou muito com o professor Vilmar e o professor Marcelo, ficamos trabalhando até mesmo antes da competição, com uma pré-temporada bem puxada e graças a Deus deu tudo certo em Rancharia e saímos com esse título”. Lembrou zagueiro “Batata”.
Para Lucas Sampaio a partida mais difícil da competição foi a das oitavas de final, contra a equipe do Clube Atlético Maranhense-MA. “Foi um jogo bem pegado, bem aguerrido, porque foi para decisão de pênaltis. “A gente” marcou gol no tempo normal com um atleta que saiu do banco pra fazer a festa, fez o gol, achando que ‘a gente’ já estava saindo com a vitória, ele mesmo foi lá, sem querer, pôs a mão na bola e fez o pênalti. Eles empataram, mas nos pênaltis brilhou a estrela do nosso goleiro que pegou dois pênaltis e a gente foi para festa”.
Na decisão, a equipe iguaçuense enfrentou os anfitriões da equipe Meninos de Ouros, da cidade de Rancharia. De acordo com Guilherme “Batata” a torcida fez muita pressão contra. “Bastante torcida contra “a gente”, tivemos que ouvir muita coisa que não presta, mas nem ligamos para isso, “a gente” está só focado no jogo ali e acaba esquecendo e, graças a Deus a vitória veio e calamos o estádio deles”.
A 5ª Copa Eco-Turística do Mercosul de Futebol é considerada uma espécie de Campeonato Brasileiro, já que participaram da competição equipes de vários estados. Na categoria 98 (Sub-16), participaram 20 equipes, representando o Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Goiás e Bahia.
Campanha iguaçuense na competição:
1ª Fase:
Scouto Flamego 0 x 0 Galo de Ouro-SP
Fábrica de Craques-BA 0 x 2 Scouto Flamengo
Scouto Flamengo 1 x 0 Cáceres-MT
Oitavas de final:
Clube Atlético Maranhense-MA (3) 1 x 1 (4) Scouto Flamengo
Quartas de final:
Scouto Flamengo 3 x 1 Uirapuru-MT
Semifinal:
Grêmio Sinop-MT 0 x 2 Scouto Flamengo
Final:
Meninos de Ouro-SP (5) 1 x 1 (6) Scouto Flamengo