A partir de 10 de março, o SUS vai passar a oferecer a vacina contra o vírus do HPV para meninas de 11 a 13 anos. A meta do Ministério da Saúde é proteger mais de cinco milhões de meninas desta faixa etária em todo o Brasil. Cada adolescente deverá tomar três doses da vacina. A primeira de início, a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. O vírus do HPV pode provocar câncer de colo do útero, doença que mata cerca de 270 mil mulheres por ano no mundo.
A vacina vai está disponível nos postos de saúde da rede pública durante todo o ano. Para receber a dose contra o HPV, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação nos postos de saúde. Em 2015, o SUS vai passar a oferecer a vacina contra o vírus do HPV também para as meninas de 9 a 11 anos de idade.
Após o anuncio de que o SUS vai oferecer a vacina contra o vírus HPV para as meninas de 11 a 13 anos, o Ministério da Saúde está alertando que a vacina não substitui os exames preventivos e o uso de preservativos, pois ela não previne contra outras doenças sexualmente transmissíveis como o HIV, hepatite B e sífilis, entre outras.
A vacina será oferecida gratuitamente para as adolescentes. Como o vírus HPV provoca o câncer de colo de útero e é transmitido sexualmente é importante que as meninas se vacinem antes de começar a vida sexual. Segundo o Ministério da Saúde existem mais de 150 tipos de vírus HPV e na vacina só estão incluídos quatro tipos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do vírus HPV. Cerca de 270 mil morrem devido ao câncer de colo do útero. A vacina contra o vírus HPV vai estar disponível a partir de março nos 36 mil postos da rede pública do país.