Delegacia Eletrônica realizou mais de 130 mil atendimentos em 2013

Os policiais que trabalham na Delegacia Eletrônica do Paraná fizeram um total de 134.618 atendimentos durante o ano de 2013. No ano anterior foram 125.782 registros gerados a partir do contato do cidadão com a Polícia Civil, por meio do site: www.delegaciaeletronica.pr.gov.br.

Integram esse total de atendimentos os boletins de ocorrência e as denúncias recebidas. “Esse número equivale a mais de 130 mil pessoas que não precisaram se deslocar até uma unidade policial civil para serem atendidas. Isto reflete a importância da Delegacia Eletrônica e seu reconhecimento pela população como um serviço de extrema utilidade e praticidade”, avalia o delegado-titular da Delegacia Eletrônica, Eduardo Marcelo Castella.

Pelo site da Delegacia Eletrônica é possível fazer boletim de ocorrência online de furto; de extravio ou perda de documentos pessoais e de veículos; de pessoa desaparecida e, ainda, denúncias de crimes, com identificação ou anônimas. O cidadão também pode fazer consultas de veículos, para verificar se há registro de furto ou roubo de uma placa.

Para o registro de crime de furto é necessário que não tenha ocorrido violência ou grave ameaça contra a pessoa. Se o criminoso ameaçou (com ou sem uso de arma) ou agrediu a vítima para a subtração, tais atitudes caracterizam o crime de roubo (e não de furto), e, portanto, não é possível registrar o boletim de ocorrência pela internet. Neste caso, é preciso dirigir-se até a unidade policial mais próxima.

“No início, somente podiam ser registrados casos de perda/extravio de documentos. Com o tempo foram implantados outros serviços, tanto para o público interno (policiais) quanto externo”, explica Castella.

No caso do registro de desaparecimento de uma pessoa, após checagem da equipe policial, o caso é divulgado nas redes sociais e também para outros órgãos e entidades que estejam cadastrados. “A ampliação das atividades deve-se à imprescindibilidade da Polícia Civil em oferecer cada vez mais qualidade e respeito à população no que tange a sua missão”, complementa o delegado.

IMPLANTAÇÃO – Criada no ano de 2011 pelo governo estadual, a Delegacia Eletrônica veio para suprir uma lacuna até então existente no Departamento da Polícia Civil. Sua implantação teve como objetivo facilitar serviços da área de Segurança Pública para o cidadão, que desde então pode fazer diversas consultas e boletins de ocorrência pela internet.

Com a criação e efetivo funcionamento foi proporcionado um novo meio de comunicação entre o Estado, a Polícia Civil e o cidadão. Foi aberta a possibilidade para obtenção do registro de uma ocorrência sem a necessidade do deslocamento físico até uma Delegacia de Polícia. No ano de sua criação, em pouco mais de três meses, foram registrados 29.742 atendimentos.

AEN

Sair da versão mobile