Na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, quatro jogos, oito equipes e dois ex-campeões mundiais passarão pelo estádio que foi inaugurado nesta quarta-feira (22), em Natal: a Arena das Dunas. O evento que marcou a abertura oficial do estádio teve a participação da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, do secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, e do presidente do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin. Além deles, também estiveram presentes a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini; o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves; e os ex-jogadores Bebeto, membro do COL, e Cafu, capitão da seleção brasileira campeã da Copa do Mundo da FIFA 2002.
“Entrego hoje a Arena das Dunas, em Natal, mais um passo para realizar a Copa das Copas. Com 42 mil lugares, o estádio terá quatro partidas da Copa das Copas e depois será a casa das partidas do ABC e do América. Além dos jogos de futebol, a Arena das Dunas poderá ser usada para shows, feiras, workshops, grandes eventos e exposições. O próximo estádio da Copa das Copas a ser entregue será o Beira-Rio, na minha querida Porto Alegre”, disse Dilma Rousseff.
O secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, acompanhou a presidente do Brasil e as autoridades locais no corte do laço que marcou a inauguração oficial do estádio. Em seguida, Jérôme Valcke esteve no gramado para o simbólico pontapé inicial da Arena das Dunas com Dilma Rousseff.
“Natal está de parabéns pelo trabalho realizado e pelo belo estádio. Os torcedores que vierem para cá na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 terão uma grande experiência numa cidade de paisagem única”, afirmou Jérôme Valcke.
“Esse estádio é um presente de Natal e do Rio Grande do Norte não apenas para o futebol brasileiro, mas para todos os brasileiros”, disse o presidente do COL, José Maria Marin.
O Estádio das Dunas foi construído na área do antigo Estádio Machadão, inaugurado em 1972, e pega seu nome emprestado da paisagem típica da capital e das praias do Rio Grande do Norte. Com capacidade para 32 mil espectadores, a arena receberá mais 10 mil lugares temporários para a Copa do Mundo da FIFA.
“O Rio Grande do Norte fez todos os esforços para receber a Copa do Mundo e nós vamos nos empenhar para ser uma das melhores sedes”, afirmou a governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.
“O turismo é a principal atividade econômica de Natal e do Rio Grande do Norte e a Copa do Mundo da FIFA representa a maior oportunidade que já tivemos de levar o nome de Natal para o mundo”, disse o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.
O primeiro jogo da Copa do Mundo da FIFA 2014 na arena acontecerá no dia 13 de junho, entre dois adversários do Brasil no Grupo A, México e Camarões. Três dias mais tarde, Gana e Estados Unidos se enfrentam pela primeira rodada do Grupo G.
No dia 19, Japão e Grécia jogam pela segunda rodada do Grupo C. A última partida da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em Natal terá frente a frente a tetracampeã mundial Itália e o bicampeão mundial Uruguai, pela última rodada do Grupo D, no dia 24 de junho.
“O estádio ficou lindo. Todos estão de parabéns, principalmente os trabalhadores que participaram da construção dessa arena”, disse Bebeto.
“Dá vontade de entrar em campo quando eu vejo um estádio como esse. Eu, que tive a oportunidade de jogar quatro Copas do Mundo, sei o quanto é especial ter um evento como esse acontecendo no Brasil”, afirmou Cafu.
Os dois principais times de Natal, América e ABC, farão uma rodada dupla neste domingo (26/1) marcando as primeiras partidas do novo estádio. O América-RN enfrenta o Confiança pela Copa do Nordeste e, em seguida, o ABC pega o Alecrim no clássico natalense pelo Campeonato Estadual do Rio Grande do Norte.
Antes da conclusão da Arena das Dunas, já haviam sido inaugurados seis estádios, que inclusive foram utilizados também na Copa das Confederações de 2013: Mané Garrincha (Brasília), Maracanã (Rio de Janeiro), Mineirão (Belo Horizonte), Castelão (Fortaleza), Fonte Nova (Salvador) e Arena Pernambuco (Recife).
Falta ainda a conclusão de mais cinco estádios que serão utilizados na Copa do Mundo: Beira-Rio (Porto Alegre), Arena Amazônia (Manaus), Arena Pantanal (Cuiabá), Itaquerão ou Arena Corinthians (São Paulo) e Arena da Baixada (Curitiba). A Arena paranaense é a mais atrasada de todos e, inclusive a FIFA não descarta excluir Curitiba da lista de sedes da competição se o estádio não chegar a 95% de conclusão até o dia 18 de fevereiro.
Com FIFA