Quem costuma praticar atividades físicas na pista de caminhada da Avenida Paraná tem notado que parte do trecho está interditado, pois 300 metros de calçada serão emborrachados. As obras começaram na semana passada com a colocação da parte de concreto. A próxima fase será o emborrachamento, que terá como base borracha de pneus usados e reciclados. Também a área do parquinho está recebendo melhorias, o piso hoje coberto com areia vai ser revestido com borracha.
A obra está sendo realizada a custo zero por uma empresa instalada no Distrito Industrial de Foz do Iguaçu. De acordo com os responsáveis pelo emborrachamento, essa será a primeira vez que esse tipo de piso é testado em um espaço público. A intenção é que com a conclusão do revestimento os atletas que usam o calçadão da avenida opinem sobre o novo piso. Entre os benefícios que ele deve oferecer estão o amortecimento do impacto nas caminhadas e corridas, não empossa água e não esquenta com o calor do sol, como ocorre com o concreto.
O Secretário de Esportes, Anderson de Andrade, e o prefeito Reni Pereira foram conferir como é realizado esse projeto de emborrachamento. Eles discutiram ainda as propostas de revitalização daquele espaço de lazer e prática esportiva, que não vai se limitar apenas ao revestimento com borracha da pista e do parquinho. “Nossa proposta é bem mais ampla e inclui a revitalização dos quiosques, da academia ao ar livre, que vai ganhar mais equipamentos, ampliação de banheiros, fazer o paisagismo e iluminação”, informou Anderson.
O prefeito Reni Pereira, revelou durante a visita que acredita na aprovação dessa pista de borracha. “Várias quadras esportivas espalhadas pelo país têm esse tipo de revestimento, que diminui não só o impacto na prática de exercícios, mas também o risco de quedas e ferimentos. Caso os moradores desejem o emborrachamento de toda a pista vamos abrir uma licitação para a execução do serviço”, falou o Prefeito.
Por PMFI