A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira um boletim sobre a situação da dengue no Paraná. Segundo o relatório, cerca de 500 casos foram confirmados de agosto do ano passado até janeiro deste ano. A situação é de alerta no Noroeste, Norte e Oeste, regiões que concentram o maior número de casos e também registram condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento do mosquito.
De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde Sezifredo Paz, a incidência é bem menor do que o registrado no período anterior, quando foram confirmados mais de 1.200 casos. Contudo, assim como nos anos anteriores, a maioria dos focos do mosquito ainda é encontrada dentro de casas e quintais.
O boletim traz também a confirmação da primeira morte por dengue registrada no Paraná. O caso é de uma moradora de Nova Londrina, que morreu no dia 3 deste mês, na Santa Casa de Paranavaí. De acordo com a investigação do Comitê Estadual de Mortalidade da Dengue, a paciente apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 21 de dezembro. Além desta morte de Nova Londrina, o Estado investiga outro óbito de uma paciente moradora de Flórida, no Norte do Paraná.