A Seleção Brasileira Feminina Sub-20, que entrou em campo contra a Venezuela nesta terça-feira (21), foi totalmente diferente da que enfrentou a Colômbia. Não pelas jogadoras – a única alteração foi Natália no lugar de Byanca Brasil-, mas sim pela postura dentro das quatro linhas. Desta maneira, o resultado só poderia ser um: vitória. Por 3 a 2, com gols de Gabriela, Andressa e Djenifer, o Brasil garantiu o primeiro lugar do Grupo A.
O primeiro gol do Brasil saiu em menos de quatro minutos de jogo. Gabriela roubou a bola no campo do brasileiro e driblou todo o meio-campo adversário. Na entrada da grande área, tocou para Patrícia Sochor que devolveu o passe. A camisa 5 bateu forte, no canto direito da goleira Gutierez.
A Venezuela quase empatou, mas Letícia Izidoro fez uma difícil defesa. A bola foi espalmada para dentro da área e Michele Romero, sozinha, chutou no travessão.
Depois de alguns minutos pressionada, a Seleção ampliou a diferença no placar. Andressa, de falta, no ângulo. Djenifer também fez o seu no primeiro tempo. A volante recebeu a bola na grande área, dominou e bateu colocado.
Idalyz Perez diminuiu para a Venezuela. O Brasil teve oportunidades de marcar ainda com Patrícia Sochor, Natália e Maria Eduarda.
Nos primeiros minutos da segunda etapa, a Seleção já tinha colocado uma bola no travessão, com Cássia, que entrara no intervalo; e obrigado a goleira a fazer uma defesa difiícil com Gabriela.
Por outro lado, a Venezuela também teve suas chances, todas para fora, até que Maria Rodriguez fez mais um e a árbitra encerrou a partida: 3 a 2 para o Brasil.
Brasil: Letícia Izidoro, Letícia Santos, Nágela, Júlia Bianchi e Camila; Djenifer e Gabriela (Débora); Maria Eduarda (Cássia), Andressa (Yasmin) e Patrícia Sochor; Natália.
Venezuela: Gutierez, Neidy Romero, Peraza (Castro), Gallardo, Maria Rodriguez, Villamizar (Clemente), Zambrando, Idalys Perez, Claudia Rodriguez, Michelle Romero (Jenifer Gimenez) e Speekmaien.
Com a vitória o primeiro objetivo da Seleção Feminina Sub-20 no Sul-Americano do Uruguai foi alcançado: classificação para a fase final da competição. E o Brasil fez bonito na etapa de grupos: foram três vitórias – 2 a 0 sobre o Chile, 8 a 1 sobre o Uruguai e 3 a 2 contra a Venezuela – e um empate, 0 a 0 com a Colômbia; ficando com o primeiro lugar do Grupo A.
O Brasil ficou com dez pontos e nove gols de saldo. A segunda vaga do Grupo A ficou com a Colômbia, com oito pontos.
Na fase final, que será disputada em Fray Bentos de 25 a 31 de janeiro, as quatros seleções se enfrentam entre si, as duas melhores garantem vaga para o Mundial Sub-20 Feminino do Canadá e a melhor é a campeã. A delegação brasileira viaja para o local da competição no dia 23 pela manhã.
O primeiro adversário da Seleção na próxima fase será o segundo colocado do Grupo B, que ainda não está definido: Paraguai e Bolívia se enfrentam nesta quarta-feira (22) para decidir as posições.
– As meninas estão de parabéns pela vitória e pela classificação. Temos alguns ajustes a fazer para a próxima etapa, pois nela não podemos perder. Só a vitória interessa – disse o treinador Adilson Santos.
Veja a tabela da fase final:
Dia 25 de janeiro (sábado)
1° do Grupo B x Colômbia, às 20 horas
Brasil x 2° do Grupo B, às 22 horas
Dia 28 de janeiro (terça-feira)
Colômbia x Brasil, às 20 horas
2° do Grupo B x 1° do Grupo B, às 22 horas
Dia 31 de janeiro (sexta-feira)
Colômbia x 2° do Grupo B, às 20 horas
Brasil x 1° do Grupo B, às 22 horas
Por CBF