Por Daryanne Cintra
A nova regra determinada pelo Departamento de Trânsito do Paraná – Detran, ressalva que todas as vans que prestam o serviço de transporte escolar, devem passar por vistoria a cada seis meses. Antes, o comum era que essas averiguações acontecessem no começo de cada ano, porém agora o condutor precisa passar pela vistoria semestralmente.
O presidente da Associação de Transporte Escolar de Foz do Iguaçu, Eudes Maurício Guiotto, explicou como é feito o processo da vistoria. “O motorista deve pedir uma autorização do Foztrans para que o Detran faça a vistoria. Após a aprovação do órgão, o veículo estará apto para circular”.
Dentre os itens que passam por avaliação estão, a documentação do motorista, que deve ter a Carteira Nacional de Habilitação categoria D, documentação que regulamenta a circulação do veículo, o sistema elétrico, freios, pneus, direção, abertura das janelas, cinto de segurança, mecânica, estado de conservação, layout dos carros, entre outros itens.
Guiotto destaca que o motorista da van não pode ter nenhuma multa registrada. “Além de não poder ter nenhuma infração de trânsito na carteira, o condutor deve estar em dia com o EAR, comprovando que Exerce Atividade Remunerada e deve ter o curso atualizado de condutor de Transporte Escolar”.
Em Foz do Iguaçu, atualmente são 153 transportes escolares particulares, sendo que 146 fazem parte da Associação de Transporte, e ainda existe o transporte escolar público, que é mantido pela Prefeitura Municipal.