CODEFOZ inicia ano com o Plano de Desenvolvimento Econômico

Por Daryanne Cintra

O Plano de Desenvolvimento Econômico é a principal ação prevista pelo CODEFOZ, neste ano. O plano está sendo desenvolvido pelo professor Carlos Paiva, especialista em desenvolvimento regional. De acordo com o presidente do CODEFOZ, Danilo Vendruscolo, o estudo tem por objetivo fazer toda a análise técnica da economia do município de Foz. “E pra isso é fundamental a ajuda da sociedade, para que possamos conhecer esses números, ver o peso de cada setor na economia, o que pode ser explorado em termos de situação econômica, ou seja, esse é o nosso foco principal”, detalhou.

O Conselho tem por finalidade ser um órgão deliberativo, para ajudar a desburocratizar e acelerar o encaminhamento de projetos e ações considerados importantes para o município. Várias entidades participam do conselho, através das reuniões das Câmaras Técnicas. Ainda conforme disse Vendruscolo, paralelo ao plano de desenvolvimento, alguns projetos também estão previstos pelo Conselho neste ano.

“Nosso foco também é a reforma da Ponte Internacional da Amizade, que já tem um projeto que protocolamos e entregamos ao DNIT e a Receita Federal. Temos também o acompanhamento da segunda ponte, que temos feito junto ao Porto Seco e a Perimetral Leste. Além disso, temos a duplicação da BR 469, que já tem uma empresa contratada para a elaboração do projeto, e por fim o aumento da cota de 300 dólares para 500 dólares, um projeto que entregamos que já entregamos à Receita Federal”, pontuou.

Todos os projetos do CODEFOZ passam pelas Câmaras Técnicas, que avaliam as ações, para que então seja encaminhado para a plenária e votado. As Câmaras são formadas por representantes da sociedade, empresários, líderes de denominações religiosas, Sindicatos Patronais, Sindicato dos Empregados, ACIFI, OAB, entre outras entidades. “Para fazer parte do Conselho é necessário estar ligado a uma entidade, procurar os líderes e solicitar a participação no CODEFOZ. Nosso trabalho é suprapartidário, ou seja, precisamos muito de novos integrantes e da colaboração de todos”, finalizou Danilo.

Sair da versão mobile