Por, Dante Quadra
Para quem já foi além das lojas do centro comercial de Cidade do Leste, no lado paraguaio da tríplice fronteira, já pode conhecer o lado diferente daquele conhecido por compristas, que não passam mais de poucos metros da Ponte da Amizade. Quem conhece a cidade um pouco mais além, já viu um dos locais mais bonitos da capital do departamento de Alto Paraná, o Lago da República, considerado o pulmão de Cidade do Leste.
Fundado na década de 60, o lago recebe água do arroio Amambay e anos depois teve a água limpa, para que pudesse abastecer a população com água potável. Hoje, o entorno do lago serve para prática de esportes e local de encontro dos moradores. No início deste ano, o município anunciou a revitalização do local. O projeto já foi aprovado pela Junta Municipal e deverá custar cerca de R$ 6 milhões.
Os 5 quilômetros do lago receberão calçada de granito, nova iluminação de led e cabos de eletricidade subterrâneos. O projeto faz parte da primeira etapa das obras, do primeiro trimestre de 2014. O investimento virá dos royalties e compensações de Itaipu, que prevê investimentos de R$ 9 milhões para Cidade do Leste este ano.
“Sem dúvidas esta obra vai mudar totalmente o aspecto geral desse espaço verde, desse pulmão que temos no meio da nossa cidade. É grande o investimento, mas a mudança é necessária. A comunidade vem reclamando a tempo”, disse Gustavo Ruiz Dias, presidente das comissões de Legislação, Obras, Fazenda e orçamento da Junta Municipal.
O presidente informou ainda, que o espaço também deverá ganhar um anfiteatro, para brindar a cidade com atividades culturais, no lugar que hoje apenas é usado para exercícios.
com informações, fronteracde.com