Governo investe mais de R$ 324 milhões na segurança nas faixas de fronteira

As apreensões de drogas, armas e veículos roubados nas faixas de fronteiras (FF) do Brasil aumentaram em 2013. Os dados dos principais indicadores em relação a 2012 estão no relatório preliminar da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. O comparativo foi feito entre os meses de janeiro e outubro dos dois anos.

As apreensões de drogas aumentaram de 68 toneladas, em 2012, para 87 toneladas, em 2013. A quantidade de armas de fogo apreendidas saltou de 5.193 para 5.831 no comparativo. As ações de enfrentamento e repressão ao roubo e furto de veículos foram intensificadas, gerando um crescimento no número de veículos recuperados. Foi de 3.717 para 5.680.

O governo federal atribui os dados positivos as ações da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) que tem atuação integrada dos órgãos de segurança pública, Receita Federal, Forças Armadas e os órgãos correspondentes dos países vizinhos.

Investimentos

O governo federal já investiu, desde 2009, mais de R$ 324 milhões na Enafron. Os recursos são destinados a capacitação dos profissionais de segurança pública, estruturação de unidades especializadas, monitoramento, controle fronteiriço e implantação de sistemas de radiocomunicação digital e videomonitoramento na fronteira.

 

Sair da versão mobile