A diretoria do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu – Ceconfi vai convocar, por meio de um edital nacional, interessados para a apresentação de estudos técnico, financeiro, de mercado e operacionalização de projetos e informações que subsidiem a concessão de uso e exploração de toda a estrutura do centro. Por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI, o Ceconfi pretende selecionar o projeto que traga o melhor estudo de viabilidade de parceria público-privada e, a partir dele, definir critérios de elaboração do edital de concorrência de uso desse bem público.
A participação dessa manifestação de interesse poderá ser de pessoas jurídicas de forma individual ou em grupo. As propostas de habilitação podem ser solicitadas através do endereço eletrônico ceconfi.pmi@ceconfi.com.br. As dúvidas também serão esclarecidas por meio desse mesmo endereço e devem ser enviadas até o dia 14 de fevereiro. Os esclarecimentos serão disponibilizados até o dia 24 de fevereiro. As propostas serão recebidas até às 23h59 do dia 14 de março.
Projetado para atender diversas modalidades e formatos de eventos, o Centro de Convenções possui uma área total de cem mil metros quadrados, com mais de 31 mil metros quadrados de área construída, localizado em área privilegiada, próximo ao aeroporto e caminho do Parque Nacional. Atualmente, o Ceconfi tem sediado cerca de 20 eventos por ano.
Na cidade onde predomina a captação de congressos, feiras e convenções, entendeu-se aproveitar esse cenário de oportunidades fazendo a destinação do uso do centro por meio de exploração comercial por iniciativa privada.
Dividido em cinco pavilhões o Centro de Convenções possui a Praça Cataratas com 10 mil metros quadrados, o subsolo com estacionamento onde podem ser realizadas exposições e feiras; Salão Naipi com capacidade para 800 pessoas; Pavilhão Iguassu com 3.400 metros quadrados e o auditório Itaipu, que conta com duas mil e quinhentas poltronas. De acordo com a direção do centro, toda essa estrutura permite que o local seja sede de até três eventos ao mesmo tempo.
Os participantes do PMI deverão apresentar no projeto de uso e exploração estudo de mercado, destacando perspectivas de uso e investimentos, demanda para implantação de novos produtos, exploração de publicidade de propaganda, estudo de viabilidade técnica que deve conter se há necessidade de reforma, modernização ou ampliação e ainda apresentação de propostas de novos produtos e usos.
Outro estudo que deverá fazer parte é o de viabilidade econômico-financeira, que deve trazer o mapeamento dos riscos e propostas de solução. Verificar a viabilidade levando em conta as receitas, despesas e índices de lucratividade projetados. Não deve faltar também o plano de trabalho para início da operação completa do projeto.
Uma comissão formada por representantes da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Centro de Convenções e do Governo do Estado vão avaliar as propostas. A seleção final será feita conforme a pontuação obtida e o interesse da administração. Por meio do PMI a administração do Centro de Convenções pretende fazer o chamamento dos interessados que possam apresentar, por sua conta e risco, estudos de viabilidade e propostas do projeto para o centro, que a critério da administração pública poderão ser licitados.
A expectativa é que com esse PMI o Ceconfi alcance seu objetivo de interação entre o público e o privado, permitindo que a administração se aproveite da contribuição do particular em prol da melhora dos serviços e atividades por ele executadas. O PMI auxilia na tarefa de definição dos elementos da concessão, normalmente complexa e custosa – o que contribui para o atraso ou para a não contratação de concessões que seriam muito úteis ao aprimoramento do serviço e da atividade pública.
Por, AMN