Mônica Nasser
Na quinta-feira passada locais como ferro-velho, borracharias, depósitos de materiais recicláveis foram vistoriados pelo “Mutirão contra a Dengue”, que é coordenado pelo Comitê Gestor de Ações Contra Dengue.A ação será permanente e de acordo com Eliodoro Sosa, supervisor de Fiscalização da Secretaria da Fazenda,este ano onze das 28 empresas vistoriadas, durante o mutirão foram autuadas por fiscais da Secretaria da Fazenda. “Neste locais, os agentes de endemia encontraram focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypt”. De acordo com o CCZ- Centro de Controle de Zoonoses, este ano foram recebidas 24 notificações de casos suspeitos.
Para potencializar as ações, cinco fumacês percorreram 45 bairros de Foz do Iguaçu.Os Fumacês cedidos por um período de 30 dias, pelo governo do Estado, tem o objetivo de reduzir o volume de infestação do Aedes aegypt na cidade.
De acordo com o Comitê Gestor de Ações contra a Dengue, coordenado por Denis Prado, a cidade estava com 7% de o índice de infestação antes de formar o Comitê e caiu para 1,16% com a ação em conjunto de vários órgãos.
No ano passado o Comitê vistoriou 639 empreendimentos considerados pontos estratégicos de foco da Dengue, 231 foram notificados e 60 autos de infração foram registrados.