As Cataratas do Iguaçu fazem parte da proposta de criação de roteiros integrados de turismo entre os países membros do Mercosul. A rota denominada as “Grandes Quedas D´água” compreende desde o Salto Angel na Venezuela até as Cataratas de Iguaçu entre o Brasil e a Argentina. A decisão foi tomada durante a 13ª Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul. Um grupo trabalho vai definir roteiros integrados entre Brasil, Argentina e Venezuela e as propostas serão analisadas pela equipe técnica em reuniões periódicas.
Além do roteiro “Grandes Quedas D’água” que compreende o Salto Ángel, na Venezuela e as Cataratas de Iguaçu, também será proposta a “Rota Natural”, ligando Manaus a Islã Margarita na Venezuela. Como mote para ligar os membros do Mercosul, os representantes brasileiros sugeriram roteiros que destacam a beleza natural das praias, incluem destinos culturais e atividades de aventura e ecoturismo. A Argentina incluiu na pauta o Roteiro Turístico das Missões Jesuítas, incluindo o Brasil, o Uruguai, o Paraguai.
Além de roteiros integrados, também discutida a adequação das estatísticas do setor, promoção conjunta do bloco, criação de um fundo de divulgação do Mercosul e a reavaliação do projeto de promoção turística no Japão dos países integrantes. A reunião dos ministros de Turismo do Mercosul antecede o encontro de presidente dos países integrantes do bloco econômico, prevista para o próximo dia 31 de janeiro.