Por Daryanne Cintra
No mês de março completa 8 anos do fechamento da Santa Casa, e até agora cerca de 800 pessoas que trabalharam no hospital aguardam a regularização dos pagamentos. A estimativa do valor da dívida é de 15 milhões. Em julho do ano passado, o presidente do Sindicato da Saúde, Paulo Sérgio, assumiu a administração da Massa Falida, responsável pela organização dos pagamentos.
“Nos três primeiros meses, após assumir a administração, fizemos um levantamento sobre a situação financeira, sobre os bens, sobre os materiais, e números de funcionários. E num segundo momento começamos a fazer a redução dos custos que tinha a antiga administração da Massa Falida, entre elas renegociação de aluguel, renegociação de valores pagos aos advogados e extinção de alguns vínculos”, contou Paulo.
Ainda de acordo com ele, depois desse levantamento, a Massa Falida reduziu os custos em torno de 30%. “Essa redução facilita o andamento do trabalho. Agora estamos fazendo uma relação dos credores, pois temos a ideia de formar um quadro geral para apresentar ao juiz, para então apresentarmos também uma proposta de pagamento”.
Segundo o presidente, o dinheiro usado para pagar as dívidas virá da conta da Santa Casa. “Estamos estudando como vamos proceder aos pagamentos, mas parte do recurso é referente ao dinheiro pago pelo prédio quando ele foi vendido. Se tudo der certo queremos ainda esse ano pagar uma parte da dívida aos credores, se não for possível no máximo até ano que vem vamos normalizar essa situação”, finalizou.