Por Daryanne Cintra
Todos os médicos vindos para Foz do Iguaçu através do ‘Mais Médicos’ já estão atuando regularmente nas Unidades de Saúde Básica. Além disso, desde a semana passada, os profissionais estão recebendo o valor mensal que é de responsabilidade do Município para moradia. Com isso os médicos já estão morando em casas e apartamentos alugados por eles.
A coordenadora Municipal de Saúde Básica, Adriana Valadão contou que todos estão bem adaptados à cidade, e que a aceitação dos pacientes tem sido positiva. “Todos eles demonstram ter paciência ao atender. Cada consulta dura em média 30 minutos, e a população gosta desse cuidado. O resultado está sendo muito bom”, disse. A coordenadora destacou ainda, que os médicos estão bem integrados com todas as equipes das unidades.
Já com relação ao planejamento para 2014, Adriana disse que a secretaria está no aguardo da conclusão de algumas novas unidades de saúde, previstas para a cidade. “Além disso, nosso enfoque é fortalecer o atendimento básico, e para isso vamos trabalhar muito com os nossos servidores, oferecendo treinamentos, capacitações e atualizações de todos os protocolos necessários”.
Adriana explicou que o orçamento para os gastos com a saúde já foi fechado para este ano. “Estamos estudando junto com o Fundo Municipal de Saúde e com a Secretaria da Fazenda, a melhor maneira de distribuir os nossos recursos. Além disso, já solicitamos à Secretaria de Administração um concurso público para várias áreas da saúde, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros profissionais importantes para a saúde básica”, concluiu.