Mônica Nasser
O Instituto Terra, fundado pelo grande fotógrafo Sebastião Salgado, deverá traçar uma parceria com a Itaipu Binacional e o Programa Cultivando Água Boa. A idéia é levar para a região do Vale do Rio Doce, entre Minas Gerais e Espírito Santo, onde fica a instituição, a mesma metodologia de governança participativa do Programa, na Bacia do Paraná 3.
Ainda no início deste ano uma equipe técnica deve vir a Foz do Iguaçu e trocar informações. A Usina ganha em especial com conhecimento em ações de reflorestamento que possui o Instituto. O Ecomuseu pode receber também uma exposição do fotógrafo este ano.
Biografia:
Sebastião Ribeiro Salgado é um fotógrafo brasileiro, nascido em Aimorés, Minas Gerais, em 1944. Formado em economia e vários doutorados nessa área. Durante o período entre 1971 e 1973, trabalhou para a Organização Internacional do Café, em Londres. Em Paris, documentou acontecimentos sociais e políticos na Europa e na África. Realizou viagens pela América Latina, entre 1977 e 1984, onde documentou as condições de vida dos camponeses e dos índios e trabalhou com o grupo francês Médicos Sem Fronteiras.
Dica de livro:
Livro: ‘Genesis’ do fotógrafo Sebastião Salgado. O livro é o resultado de uma expedição épica de oito anos para redescobrir as montanhas, desertos e oceanos, os animais e os povos do planeta.São deslumbrantes fotografias em preto e branco de Santuários, África, Espaços do Norte, Amazônia e Pantanal. O projeto Genesis é dedicado a mostrar a beleza do planeta, revertendo os danos causados a ele, e preservá-lo para o futuro. Salgado compara Gênesis a a sua carta de amor para o planeta.
*Encontrado em livrarias da cidade.
Ontem a Filósofa e escritora Simone de Beauvoir completaria 106 anos. Considerada uma das mulheres mais brilhantes do século XX ela nasceu em 9 de janeiro em Paris, na França.Estudou Matemática e Filosofia , ao todo escreveu e lançou 21 livros, entre romances e livros filosóficos.Simone é uma precursora do movimento feminista.
Arte cinematográfica: Cine Cataratas e Boulevard
1-A comédia De Repente Pai. É um filme norte americano estrelado por Vince Vaughn no papel do gentil fracassado David Wozniak, cujas doações anônimas para uma clínica de fertilização 20 anos antes resultaram em 533 filhos.
2-Comédia: Até Que a Sorte Nos Separe 2″, filme brasileiro
Dirigido por Roberto Santucci o elenco conta com Leandro Hassum e Danielle Winits, al´me do legendário comediante Jerry Lewis, 87, que fez uma ponta na produção brasileira .