Por Daryanne Cintra
Diversas atrações culturais marcaram a comemoração dos 75 anos do Parque Nacional do Iguaçu, na manhã desta sexta-feira, 10. A celebração aconteceu no primeiro Mirante das Cataratas do Iguaçu. No local foi montado um palco especial, bem de frente às quedas, para as apresentações musicais e solenidade. Turistas, comunidade, representantes dos órgãos que administram o Parque Nacional, prefeitura, entre outras entidades participaram do evento comemorativo.
Para o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pergoraro o aniversário do parque é um momento muito especial. “São 75 anos que completamos no mesmo ano do centenário da cidade. Além disso, esse ano nós teremos a Copa do Mundo, o que torna 2014 um ano positivo. Com o evento no Brasil e com a vinda dos turistas para Foz do Iguaçu, devemos bater o nosso recorde de visitação. Esperamos cerca de 1,7 milhões de visitantes este ano no Parque”, comentou.
Ainda durante o evento, Pergoraro enfatizou as melhorias que o Parque recebeu ao longo de 2013. “Só no ano passado adquirimos mais cinco ônibus híbridos, fizemos a reforma do centro de visitantes, e esse ano teremos a implantação da ciclo-trilha e da pista de caminhada. A previsão é que até no mês de junho as implantações estejam prontas. Além disso, teremos reformas no elevador do Espaço Naipi, melhorias na Estação de Tratamento de Fluentes, ou seja, são obras do manejo da unidade que vão possibilitar melhor qualidade ao atendimento aos visitantes”.
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação a Biodiversidade, Roberto Vizentin também participou das celebrações do Parque, e destacou o aniversário como uma conquista. “O Parque Nacional do Iguaçu revela para o Brasil e para o mundo, como de fato, uma unidade de conservação. O espaço deve ser um vetor importante para a preservação da natureza e principalmente para criar na sociedade um senso de responsabilidade e de defesa ao meio ambiente”.
Para o gerente geral das Cataratas do Iguaçu S/A, Celso Florêncio, o aniversário é um evento histórico para a cidade. “A criação do Parque foi o que levou o governo a preservar o que temos aqui, e isso é um marco. Agora, cabe a nós mantermos a conservação do Parque como um todo. Por isso é importante que se tenha diálogo com todos que trabalham juntos pelo Parque, buscando sempre pela conservação do que temos”, disse Florêncio.
Já o prefeito da cidade, Reni Pereira ressaltou que 2014 é o ano de Foz do Iguaçu. “Esse ano já estamos colhendo os frutos dos novos investimentos que chegam à cidade, e eles estão na utilização do conceito sustentável, que não só beneficia Foz do Iguaçu, mas também a Tríplice Fronteira. A boa notícia é que com isso não crescemos apenas em desenvolvimento, mas também com a população”, pontuou Reni.