Por, Daryanne Cintra
Fotos, Eli Silva
A equipe da Rádio Cultura esteve nesta quarta-feira, 8, logo no início da manhã, em frente à Agência do Trabalhador em Foz do Iguaçu. A unidade que fica localizada na Rua Barão do Rio Branco, 606, funciona de segunda à sexta-feira, das 08h às 14h. Embora haja o período comercial de atendimento, a Agência libera por dia apenas 30 senhas para os trabalhadores que desejam dar entrada no Seguro Desemprego. Por conta disso, muitos chegam a passar a noite na fila, para garantir o atendimento.
Esse foi o caso do jovem Rafael Peres, o primeiro da fila, mas que pra isso precisou chegar à 00h30, desta quarta-feira, 8. “Essa é a terceira vez que tento a senha, por isso resolvi chegar nesse horário. O problema é que se eu não fizer isso, eu terei que aguardar até fim de janeiro para esperar pelo agendamento”.
Dona Eda foi a segunda a chegar. Ela contou à reportagem que chegou a Agência do Trabalhador por volta das 1h30 da madrugada. “Não quis agendar porque vai demorar muito. Resolvi vir hoje de novo para tentar. Essa situação é muito complicada. Eu mesma trouxe uma cadeira para poder passar a noite aqui”, contou.
A reportagem da Cultura conversou com o diretor da Agência, Jefferson Paulo. Em entrevista ele explicou que, além das 30 senhas liberadas diariamente, outros 20 agendamentos são feitos com data e hora marcada. Mas, segundo ele, esse movimento excedente é normal para esse período do ano. “Muitas pessoas deixam dar entrada no Seguro Desemprego nessa época. São liberadas 30 senhas ao dia, ou seja, o atendimento é para essa quantidade de pessoas, se a gente aumentar o nosso quadro, vai atrasar o nosso atendimento”, disse.