Encarnación terá o terceiro maior sambódromo da América Latina

Por, Dante Quadra
Informações, Última Hora

Para quem pensa que desfile de carnaval acontece apenas no Brasil, a cidade de Encarnacíon, no sul do Paraguai, já fez da festa uma tradição. Anualmente, milhares de pessoas procuram a cidade de fronteira com Posadas, na Argentina, para assistir os desfiles alegóricos que acontecem à beira do rio Paraná.

Para este ano, o Carnaval encarnaceno contará com uma novidade. Será inaugurado o terceiro maior sambódromo da América Latina, atrás apenas da Marquês do Sapucaí, no Rio de Janeiro e o Anhembi, em São Paulo.

Com 440 metros de largura e 12,50 metros de altura, o sambódromo de Encarnación será inaugurado no dia 31 de janeiro, quando começam os desfiles. A obra está orçada em 21 milhões de guaranies, cerca de R$ 10 milhões, com investimentos da hidrelétrica binacional de Yacyretá, a segunda maior do Paraguai.

O presidente da Comissão de Carnavais, Victor Bogarín, acredita que até o início dos festejos a obra estará praticamente concluída. “Percorrer o sambódromo à quatro fins de semana do início dos desfiles e ver que o asfalto já está concluído, que a metade dos refletores já estão instalados, assim como as arquibancadas e grades, nos dá tranquilidade de saber que 95% do sambódromo estará pronto para a edição 2014 do carnaval”, disse Bogarín.

A obra deverá reduzir os custos do carnaval da cidade, uma vez que a montagem da antiga infraestrutura, como palcos, arquibancadas, iluminação e bloqueio de uma das principais avenidas da cidade, geram gastos. O presidente ressaltou ainda, que com o espaço apropriado para festas, poderá ser oferecida maior segurança à população.

A estimativa é que o espaço possa receber cerca de 10 mil pessoas a cada final de semana. São quatro blocos de arquibancadas, com capacidade para mil pessoas cada uma. Duas arquibancadas especiais para 400 pessoas e uma Azul e Ouro, com capacidade para 300 pessoas. Ainda terá espaço VIP para autoridades e camarotes VIP para 250 pessoas.

No restante do ano, Victor Bogarí informou que o local será usado para outros eventos, como por exemplo, shows. A cidade é mais procurada pelos paraguaios durante verão, sendo que conta com uma das melhores infraestrutura de praia artificial da região. recentemente, uma reforma transformou a avenida à beira do Rio Paraná, em um ponto turístico e de descontração.

Sair da versão mobile