Mônica Nasser
No Paraná Foz do Iguaçu deve receber a Coréia do Sul e Curitiba, a seleção da Espanha. As 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2014 já têm definido onde irão treinar antes da competição. A Copa ocorrerá no Brasil entre junho e julho deste ano.
O Estado de São Paulo ganhou em número e deve receber 15 equipes que jogarão o Mundial. O Rio de Janeiro terá quatro equipes, enquanto Minas Gerais será casa de outras três. O Norte e Centro-Oeste do Mundial não vai hospedar nenhuma equipe apesar de ser local de três sedes da maior competição do futebol.
De acordo com o Superintendente da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, tudo vai depender das reformas e adequações dos campos da cidade, “Recebemos com muito entusiasmo esta informação, mas ainda depende que o trabalho seja bem executado e que o campo do CT- Centro de Treinamento da Copa do Mundo de Futebol de 2014 aqui, fique nos padrões da Fifa”. Ainda de acordo com Piolla, as mudanças são grandes e exigem comprometimento. “A reforma no Campo do Flamengo é completa, a começar pelo próprio campo. A grama foi retirada e tudo deve ser feito com muito critério, estamos com profissionais especializados e que possam deixar um grande legado para a cidade”. O Pedro Basso terá melhoras em seu gramado, arquibancadas, vestiários e entrada.
A escolha de Foz do Iguaçu envolve diversos setores e trará grande visibilidade. “Será muito positiva para Foz que será um dos principais destinos turísticos para os turistas que vem para o Brasil este ano. É um presente para o Centenário de Foz, para os 40 anos da Itaipu Binacional e os 75 anos do Parque Nacional do Iguaçu”, completou.
Cerca de quatro meses após ter a candidatura aprovada pela Fifa para ser um CTS -Centro de Treinamento de Seleções para a Copa de 2014, a cidade de Foz do Iguaçu já deu início às obras.Os trabalhos iniciaram com o Fundo Iguaçu e são encabeçados pela Itaipu Binacional além de envolver diversos setores e profissionais.
A Delegação Coreana deve vistoriar as obras do Estádio ABC que também passa por reforma, até dia 15 de janeiro, e realizar um jogo amistoso no local no final de janeiro. A Delegação deve analisar também as mudanças no “Campo do Flamengo” (Estádio Pedro Basso).
Locais de Treinamento:
Alagoas
Gana: Maceió
Bahia
Alemanha: Santa Cruz de Cabrália
Croácia: Mata de São João
Suíça: Porto Seguro
Espírito Santo
Austrália: Vitória
Camarões: Vitória
Minas Gerais
Argentina: Belo Horizonte
Chile: Belo Horizonte
Uruguai: Sete Lagoas
Paraná
Coreia do Sul: Foz do Iguaçu
Espanha: Curitiba
Rio de Janeiro
Brasil: Teresópolis
Holanda: Rio de Janeiro
Inglaterra: Rio de Janeiro
Itália: Mangaratiba
Rio Grande do Sul
Equador: Viamão
São Paulo
Argélia: Sorocaba
Bélgica: Mogi das Cruzes
Bósnia e Herzegovina: Guarujá
Colômbia: Cotia
Costa do Marfim: Águas de Lindoia
Costa Rica: Santos
Estados Unidos: São Paulo
França: Ribeirão Preto
Honduras: Porto Feliz
Irã: Guarulhos
Japão: Itu
México: Santos
Nigéria: Campinas
Portugal: Campinas
Rússia: Itu
Sergipe
Grécia: Aracaju