O Governo estadual decidiu estender os serviços oferecidos através da Operação Verão no Litoral e na Costa Oeste até o feriado de Carnaval, na primeira semana de março. A operação ficou definida até mais três meses e contará com um conjunto de ações nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente, energia, saneamento e turismo.
O comandante da Operação Verão, tenente-coronel Prates, disse que reforço do efetivo é fundamental para garantir o atendimento na temporada. Segundo ele, são policias treinados e preparados para realizar o policiamento preventivo e comunitário. “A população pode ter a certeza de que será bem atendida”, disse.
Limpeza
Para a limpeza das praias, a Operação deve contar com o serviço de 550 pessoas, com 31 caminhões compactadores para a coleta de lixo convencional, seis caminhões-baú para coleta do material reciclável e 14 caminhões-caçamba. Os serviços vão até o dia 6 de março.
Ao longo da orla marítima foram instaladas 1.200 lixeiras com dois sacos plásticos, um preto para lixo orgânico e outro azul, para o reciclável.
Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde executa ações de prevenção de doenças em todas as praias, inclusive com a realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais. As barracas terão ouvidoria para receber reclamações, elogios e sugestões. O Governo do Estado também faz a limpeza pública no Litoral no verão. O trabalho começou uma semana antes do início da temporada, quando policiais militares e bombeiros fizeram um mutirão para recolher lixo do mar e da areia.
Segurança
A estrutura de segurança da Polícia Militar tem 1.923 policiais e 966 bombeiros. O efetivo usará viaturas, motos e terá apoio de helicópteros para ações policiais e de resgate. A Polícia Civil também ampliou o trabalho nas delegacias, para auxiliar na guarda de presos e nas investigações, principalmente do tráfico de drogas, e coibir o porte de armas.