A Secretaria Estadual de Educação adaptou o calendário das escolas da rede estadual de ensino no ano da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. O calendário estabelece o início e encerramento das atividades do ano letivo para as mais de 2.500 escolas estaduais e conveniadas e garante aos estudantes as 800 horas distribuídas, no mínimo, em 200 dias letivos.
As aulas começam dia 10 de fevereiro e terminam em 17 de dezembro. Durante a Copa, as escolas não terão aula no dia 12 e no período de 16 a 23 de junho. As aulas do primeiro semestre acabam dia 27 de junho e as atividades recomeçam em 14 de julho.
Caso o Brasil passe para as próximas fases, os jogos acontecem durante o recesso, sem interferência no calendário.
A Secretaria destaca que embora esteja previsto suspensão das aulas nos dias dos jogos, não haverá qualquer prejuízo às atividades escolares. A semana pedagógica para os profissionais da educação acontece de 3 a 5 de fevereiro, no primeiro semestre, e nos dias 28 e 29 de julho, no segundo semestre. A definição das datas foi discutida pela Secretaria Estadual da Educação com representantes dos professores das redes pública e privada de ensino.