Por volta das 7h da manhã de quinta-feira, foi registrado um início de motim na carceragem provisória da Delegacia de Polícia de Matelândia. Segundo o agente, um dos cadeados da carceragem estava no chão e haviam dois internos instigando o início de um motim e tentando arrombar a porta. Os agentes penitenciários solicitaram apoio do DEPEN (Departamento de Execução Penal) de Cascavel , que se deslocaram em duas equipes para Matelândia.
Desde às 9h da manhã os agentes, com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar, estiveram realizando revista minunciosa visando resgatar objetos ilícitos, tais como: aparelhos de celular, armas artesanais, entorpecentes e outros materiais perfuro-contundentes que se encontravam de posse dos detentos. Entre os materiais apreendidos, encontravam-se doze aparelhos de celular, algumas armas perfurantes feitas com panelas e eixo de ventilador, além de pequena quantidade de maconha, entre outros objetos.
Segundo o subchefe regional, Fábio Alberto Caetano, o DEPEN está sob nova administração comandada por Ari Batista e pretendem, juntamente com sua equipe, realizar trabalhos frequentes de prevenção em todas as cadeias da 8ª Região Carcerária, em parceria com as polícias Civil e Militar locais no combater ao crime organizado, além de que ações como esta contribuem para a segurança dos próprios detentos. A cadeia de Matelândia conta atualmente com 113 detentos, sendo 110 homens e 3 mulheres.