O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), calcula que com os serviços pela internet retirou cerca de 420 mil pessoas dos balcões de atendimento neste ano. Os números, contabilizados até o mês passado, incluem processos feitos pelo site e pela plataforma móvel do Detran Fácil. A expectativa é de que, até o fim deste ano, a ferramenta ultrapasse 450 mil serviços realizados.
Desde que foi lançado, em maio de 2011, o sistema on-line já foi usado por mais de 624 mil motoristas. De acordo com Marcos Traad, diretor-geral do Detran, nos primeiros oitos meses de funcionamento, o Detran Fácil fez 48.914 serviços. No ano passado, o número foi quatro vezes maior e chegou a 156 mil atendimentos. Neste ano, segundo Marcos Traad, em 11 meses, o resultado ultrapassou em dobro o anterior, com 420 mil acessos.
O sistema on-line já responde por mais da metade dos atendimentos realizados nos serviços de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, e Permissão Internacional para Dirigir. A previsão é de que esta participação aumente ainda mais no próximo ano. De agosto até novembro deste ano, foram realizados aproximadamente 65 mil serviços e consultas.