Os 55 cursos técnicos profissionalizantes ofertados gratuitamente pela Secretaria de Estado da Educação vão abrir cerca de 20 mil novas matrículas para o ano de 2014 em várias regiões. Os cursos técnicos estão divididos em 355 escolas estaduais do Paraná, em 184 cidades diferentes. Atualmente, o Paraná é o terceiro Estado do país com o maior número de alunos matriculados em cursos técnicos.
Todos os cursos são gratuitos e possibilitam o acesso ao estágio, aproximando os alunos ao mundo do trabalho. O Departamento de Educação e Trabalho (DET), em conjunto com os professores, está fazendo toda uma reestruturação dos cursos técnicos no Estado.
Existem estudos para identificar a demanda de profissionais num curto, médio e longo prazo nas cidades onde estão os cursos técnicos profissionalizantes. Desta forma, as escolas formam alunos que irão permanecer na cidade onde vivem e assim vão ajudar no desenvolvimento de toda a região.
Por outro lado, a pesquisa também detectou áreas onde não existem demandas para cursos técnicos e para o Curso de Formação de Docentes. Assim para o ano de 2014, o Curso de Formação de Docentes, na organização curricular, aproveitamento de estudos, terá sua oferta descontinuada.