Conforme levantamento da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) com cinco bancos – Banco do Brasil, Bradesco, HSBC, Itaú Unibanco e Santander, o mobile e o internet banking já respondem por mais da metade das operações bancárias no Brasil. No primeiro semestre de 2013, a participação média mensal dos canais internet e mobile foi de 51%, ante 46% no primeiro semestre de 2012.
Em 2012, segundo a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, a soma dos canais internet e mobile banking atingiu 42% do total de operações bancárias. A maior responsável pelo aumento da relevância dos meios digitais nos últimos anos é a plataforma mobile, formada pelos aplicativos de bancos instalados em smartphones e tablets, que cresce em ritmo exponencial.
Entre junho de 2012 e junho de 2013, a participação do canal mobile subiu de 3% para 6,2% do total de transações na amostra dos cinco bancos selecionados. A quantidade de transações no canal mobile nesse mesmo grupo passou de 244 milhões, no primeiro semestre de 2012, para 822 milhões, no mesmo período do ano seguinte – um aumento de 237%. Em um dos bancos pesquisados, a participação do mobile já chega a 10% das transações.