Por Daryanne Cintra
Equipes do Projovem – Programa Nacional de Inclusão de Jovens, em Foz do Iguaçu realizam nesse sábado (21), e domingo (22) um mutirão de matrículas. Jovens que querem concluir o ensino fundamental, com idade entre 18 a 29 anos, podem se inscrever.
O plantão de atendimento deste sábado acontece na Praça a Bíblia e no Terminal de Transporte Urbano, das 11h às 14h30. Já no domingo, a equipe estará no Gramadão da Vila A, realizando as matrículas, das 18h às 19h30. Além disso, na segunda-feira (23) haverá mais um mutirão na Praça da Bíblia e no TTU, das 19h às 21h30. Para a inscrição basta levar o RG e o CPF.
Conforme explicou a coordenadora pedagógica Dirce de Souza, o principal objetivo do Projovem é incentivar o aluno ao estudo. “Os alunos devem frequentar as aulas diariamente por um período de 18 meses. Nesse tempo ele conclui o ensino fundamental e ainda faz um curso profissionalizante do Pronatec, ou seja, o jovem sai com a certificação do ensino fundamental e de um curso”, ressaltou. Ainda de acordo com a coordenadora todo o material, apostilas e o curso são gratuitos.
Como forma de incentivar ainda mais os alunos, o Projovem oferece uma bolsa auxílio de R$100 (por mês), e também o auxílio de R$2,50 por hora/aula, durante o curso do Pronatec. “Isso tudo é para fazer com que o aluno não desista no meio do caminho. Que chegue até o fim e que consiga os seus certificados. Nossa meta é 400 estudantes, mas ainda temos 130 vagas, ou seja, há chance de participar”, explicou Dirce.
O Projovem começa no próximo dia 06 de janeiro, e as aulas acontecem em duas escolas da cidade, no Colégio Ponte da Amizade no Jardim Jupira, e no Colégio Padre Luigi Salvucci.