Centenas de motoristas estrangeiros aproveitam que estão em outro país, para desrespeitarem as leis de trânsito brasileiras. Isto acontece diariamente aqui em Foz do Iguaçu na região da tríplice fronteira. É comum flagrar por aqui, carros com placas vizinhas furando sinal vermelho, passando radares à cima da velocidade permitida, não parando em faixas de pedestres, estacionando em vagas não permitidas entre tantas outras infrações.
E uma fiscalização encabeçada pelo Foztrans visa regularizar esta situação. No momento da abordagem, o veículo é retido e o condutor recebe um boleto com a dívida. Assim que quitada, o automóvel volta ao proprietário. “Não causamos transtorno algum aos veículos estrangeiros que não tenham restrições, a busca pelos carros estrangeiros irregulares, o equipamento avisa se o veículo tem multa”, afirmou Paulo Tremarim, superintendente do Foztrans.
Foram realizados 60 dias de blitz na cidade, mais de 1000 veículos forma parados com mais de 2000 infrações. Segundo Tremarim são mais de 10 milhões de reais que Foz do Iguaçu tem para cobrar de estrangeiros. “Queremos fazer esta cobrança e queremos que eles saibam os limites de velocidade para atingirmos uma conscientização”, completou. E segundo o Foztrans as blitzes continuarão em 2014.