Por Daryanne Cintra
O Conselho Tutelar entregou um pedido a Prefeitura Municipal solicitando que, os Cemeis – Centros Municipais de Educação Infantil da cidade funcionem normalmente no período de férias. De acordo com a conselheira Márcia de Oliveira, o pedido foi feito com base na necessidade dos pais, que não tem onde deixar os filhos durante esse período. “O conselho recebeu cerca de 30 reclamações. Isso mostra que o funcionamento de apenas quatro Cemeis é pouco diante da demanda”, disse a conselheira.
No entanto, a secretária Municipal de Educação, Shirley Carvalho disse que a secretaria não tem conhecimento dessas reclamações. “Não recebemos nada até agora, nenhuma queixa, e por isso acreditamos que a abertura de alguns Cemeis seja o suficiente”. Ainda conforme explicou Shirley, uma triagem foi feita com os próprios pais sobre a necessidade de deixar os filhos nas creches. “Com esse levantamento identificamos que o maior número de atendimentos seria de 48 alunos por Cemeis, e isso não justificaria abrir todos os Cemeis”, complementou.
Quatro Cemeis estão atendendo na cidade durante o período de férias. O Cmei Flor de Acácia no Jardim Califórnia; Bárbara Mattos Genuário no Bairro Morumbi; João de Aquino no Bairro Três Lagoas e Ouro verde na região do Porto Meira. De acordo com a Secretaria de Educação, esses Cemeis devem atender 120 crianças durante as férias. Apesar da explicação da secretaria, a conselheira ressalta que a expectativa é de que o pedido seja avaliado o quanto antes.