Com a liberação do primeiro pagamento do 7º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) relativo ao ano de 2013, ocorrida no início da semana, 1.185 contribuintes iguaçuenses receberam mais de R$ 1 milhão de restituição. Na próxima sexta-feira (20) ocorrerá o segundo pagamento, sendo que 3.564 contribuintes em Foz do Iguaçu receberão créditos no valor total de R$ 3,6 milhões relativos às restituições de declarações de IRPF dos anos de 2008 a 2013.
Esse último lote de restituição do IRPF 2013 contempla todos os contribuintes cujas declarações não ficaram retidas em malha fiscal. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br). Na seção Serviços em Destaque há o link para Consulta Restituição e Situação da Declaração IRPF.
Em Foz do Iguaçu, 1.273 declarações ficaram retidas na malha, sendo que 1.021 desse total são declarações com imposto a restituir. No Paraná são 40.949 declarações de IRPF 2013 retidas e no Brasil 896.246 declarações, valor esse que corresponde a 3,2% do total de 27.753.332 declarações de IRPF 2013 apresentadas até hoje em todo o país.
Regularização
Para o contribuinte saber se está com sua declaração retida na malha fiscal basta entrar no site da Receita Federal na internet e acessar o Extrato de Processamento da DIRPF, mediante uso de certificação digital ou código de acesso. Ao acessar o extrato, o contribuinte pode identificar na seção “Pendências” se a declaração está retida em malha fiscal ou se há alguma outra pendência (erro na declaração, por exemplo) que possa ser regularizada por ele mesmo. Neste último caso, o contribuinte tem a possibilidade de apresentar declaração retificadora e ter sua situação fiscal regularizada.