A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, recebeu nesta terça-feira (17) em Brasília, uma comitiva representantes do Trade Turístico de Foz do Iguaçu, como o Sindhoteis, Singtur, Itaipu e Comtur, além da vereadora Anice Gazzaoui, da comissão de Turismo da Câmara Municipal.
Durante o encontro o grupo entregará à ministra as reivindicações contrárias à portaria do Instituto Chico Mendes de Preservação Ambiental, proibindo a entrada de veículos de turismo e táxis no Parque Nacional do Iguaçu. A portaria está prevista no Plano de Manejo do Parque.
A data para a proibição de entrada de veículos de turismo foi estipulada pela Justiça para o dia 29 de dezembro de 2013, quando poderão entrar no Parque, por Foz do Iguaçu, apenas veículos das Cataratas do Iguaçu S.A. concessionária que administra os passeios turísticos nas Cataratas.
A decisão judicial começa justamente em um dos períodos de maior movimento de visitantes nas Cataratas do Iguaçu, natal, ano novo e férias de janeiro, quando o parque chega a receber 20 mil pessoas em três dias. A preocupação do Trade Turístico é que com a grande demanda de turistas e sem o serviço de transporte particular, a concessionária não consiga atender todos os visitantes de maneira satisfatória. Outra reivindicação parte dos guias de turismo que entram junto com as vans. Segundo o Sindicato dos Guias, cerca de 800 profissionais atuam na cidade.
Para Paulo Angeli, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) é preciso rever o Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu. “Quando o Plano de Manejo foi feito, a população não ouvida”, disse.
“A Ministra Gleisi é sempre solícita em todos os nossos pedidos. Conhece bem nossa cidade, sabe do potencial turístico de Foz e está preocupada com as questões que envolvem o Parque Nacional. Tenho certeza do seu comprometimento com o Trade, que anseia por sua ajuda”, disse a Vereadora Anice.