Uma operação na tarde desta terça-feira (17) fiscalizou comércios que vendem fogos de artifício em Foz do Iguaçu. A operação envolveu a Polícia Civil e Polícia Militar, que contaram com a ação conjunta da Guarda Municipal e Receita Federal. Duas lojas foram autuadas com irregularidades.
Com as festas de fim de ano, muitas denúncias são recebidas pelos órgãos de fiscalização, informando sobre comércios que vendem fogos de artifício sem autorização do Departamento de Explosivos, Armas e Munições (Deam) e alvará de licença.
Um dos estabelecimentos fiscalizados, na Vila Portes, foi constatada uma loja com autorização de funcionamento, mas sem autorização para vender produtos explosivos importados. “Foi constatado o acondicionamento destes fogos não apropriado e alguns produtos de origem de importação. Ele tem que ter autorização e nota de importação”, disse o policial civil Izoltino Santana, informando ainda que o proprietário ainda pode apresentar a nota de importação e retirar os produtos confiscados.
Ainda nesta terça-feira, o comércio “Mundo dos Fogos”, no bairro Três Lagoas, foi fechado por não ter autorização de vender fogos de artifício. “Ficam lacradas até a regulamentação da casa. Eles tem que ter autorização específica para a venda desses produtos de pirotecnia”, conclui o policial.