Mônica Nasser
Em período de recesso para reforma e limpeza, os CEMEIs- Centros Municipais de Educação Infantil em Foz do Iguaçu fizeram uma escala de plantão para o mês de janeiro. Apenas quatro centros ficaram de plantão e devem atender um total de 120 crianças, entre os dias 6 e 31 de janeiro.São eles, o Flor de Acácia no Jardim Califórnia, o Bárbara Mattos Genuário, no Bairro Morumbi, o João de Aquino no Bairro Três Lagoas e o Ouro verde, na região do Porto Meira.
De acordo com Fabiana Vilela- diretora do Departamento de Educação Infantil, a demanda no período de férias é pequena. “Ao todo são 120 crianças que ficam neste período de férias e temos CEMEIs que ficaram com 19 crianças, quem atenderá mais ficará com 48 crianças”, completou.
Hoje o município possui um total de 32 CEMEIs, e as regiões mais problemáticas envolvem, os Bairros Morumbi e Três Lagoas. “ Na região do Morumbi que é a mais problemática já esta sendo construído três novos CEMEIs e quem carece mais é a região de Três Lagoas, devido a entrega de muitas casas naquela região.Para isto fizemos já um cadastro com apoio do Governo Federal para que a região seja contemplada”, completou Fabiana.
Apesar do balanço positivo em 2013, apontado pelo Departamento de Educação Infantil, a demanda ainda é muito alta e possui uma fila de espera para 2500 vagas. “O nosso balanço por um lado é positivo na Educação Infantil, as famílias estão participando mais e muitos pais ajudam em várias atividades como no combate a Dengue, Outubro Rosa.Foi um ano que rendeu muito, tivemos o nosso 1º Festival Cultural e descobrimos talentos, mas existe a parte negativa que é a necessidade de se construir novos CEMEIs”, completou Vilela.
A previsão é de que em 2014, novas 500 vagas sejam disponibilizadas. A informação para os pais que estão na lista de espera é ficar atento ao contato dos coordenadores para efetivar a matrícula.