Mônica Nasser com Assessoria AMN
O Foztrans- Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu iniciou a implantação de novos semáforos em três cruzamentos de grande movimento na região central e bairros da cidade. A instalação dos semáforos está ocorrendo na região do bairro Três Lagoas, nas esquinas das avenidas Gramado e Silvano Gutierrez; no Jardim Itamarati, região do Parque Presidente, no cruzamento da avenida José Maria de Brito e rua Paço da Pátria. E no centro entre as ruas Jorge Sanwais e Marechal Deodoro. A implantação é resultado de estudos dos engenheiros do Instituto e reivindicações de motoristas e pedestres. Nos três cruzamentos onde estão sendo implantados semáforos foram registradas dificuldades da transposição dos veículos e pedestres.
Foz do Iguaçu está entre as cidades do estado com a maior frota de veículos em circulação pelas ruas. Segundo Detran são 142.994, sem contar os carros de turistas e dos países vizinhos. Outros fatores destacados no estudo de viabilidade da nova sinalização de semáforos foram o crescimento da frota, o número de acidentes registrados nesses cruzamentos, além da dificuldade e o tempo que veículos e pedestres gastam para fazer a travessia nessas áreas. O grande movimento ocorre principalmente no horário da manhã, quando as pessoas se deslocam para o trabalho ou escola, à tarde para o almoço e na volta para casa à noite. Acabam ocorrendo congestionamentos e também acidentes causados pela pressa de alguns.
Segundo o superintendente do Foztrans, Paulo Tremarin, a necessidade da instalação dos semáforos ocorreu com o aumento na frota de veículos. A conclusão dos trabalhos esta prevista para o dia 20 de dezembro e o trabalho de sinalização deve continuar, “principalmente o crescimento de número de veículos circulando pelas nossas ruas e mais os motoristas dos nossos países vizinhos, exigem do poder público planejamento e investimentos em educação e fiscalização. Os semáforos auxiliam nessas duas necessidades, pois exige do motorista respeito as leis de trânsito e no caso de infração são multados”, destaca Tremarin.Quanto as ações do Foztrans de acordo 89 mais estes três 92 semáforos onde 60% são instalados em sincronia. Esta entre ações também, a instalação de novos “Furões” ou semáforos. O equipamento que controla a velocidade será instalado em vários pontos da cidade, o objetivo é para evitar a velocidade alta em trechos onde não é permitido.
Após a implantação dos novos semáforos, os sinaleiros ficarão alguns dias em teste no sistema piscante, alertando os motoristas para a nova sinalização. De acordo com o diretor de Trânsito, Ali Safadi, “nossa expectativa é que até o final do ano, nos três cruzamentos, os semáforos estarão funcionando e disciplinando o tráfego. O dispositivo vai permitir melhor fluidez no trânsito, nesses pontos que vem registrando congestionamentos nos horários considerados de pico” , avalia o Diretor.
O semáforo sinaliza o trânsito e cabe a quem transita, de carro, moto, bicicleta ou a pé, respeitar as indicações garantindo um tráfego mais organizado e seguro. Com a implantação do equipamento nesses três cruzamentos o município vai chegar a cerca de 90 semáforos instalados nas ruas e avenidas de maior movimento. A colocação dos mesmos depende de estudos e pareceres dos engenheiros e técnicos do Foztrans.
O semáforo orienta e informa os usuários do trânsito melhorando a mobilidade e qualidade de vida do cidadão. Acima de tudo, busca eliminar o número de vítimas de trânsito, danos e perdas que possam ser evitados.
No ranking das maiores frotas do país, o Paraná ocupa o terceiro lugar, ficando atrás de São Paulo e Minas Gerais. Aqui no estado as primeiras colocações são de Curitiba, com mais de 1.300 milhão de veículos, Londrina com 334 mil, Maringá 280 mil, Ponta Grossa 165 mil, São José dos Pinhais 160 mil e Foz do Iguaçu com quase 143 mil veículos.