A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) firmou novos convênios de cooperação com universidades de outros países latino-americanos, visando à realização de atividades acadêmicas em parceria. O reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho assinou, no último mês, acordos com a Universidad Distrital Francisco Jose de Caldas, de Bogotá (Colômbia), e Universidad de Santiago de Chile.
A assinatura dos convênios de cooperação possibilita a realização de atividades em conjunto, como intercâmbio de professores e de alunos, sociedade em projetos de pesquisa, entre outras ações. Mesmo antes de firmar o acordo, docentes da UNILA já realizavam projetos nas áreas de engenharia e saúde pública em parceria com as duas universidades. “Além de criar a possibilidade de novas atividades, o convênio ampara e amplia esse trabalho que já vem sendo realizado pelos professores”, afirma o vice-reitor, Nielsen de Paula Pires.
De acordo com Pires, esses termos de cooperação são mais um reconhecimento da grande potencialidade do projeto da UNILA. “Estamos com uma política de projeção da Universidade no continente, que está relacionada com ensino, pesquisa, extensão e intercâmbio acadêmico. Nessas viagens que realizamos para divulgar a UNILA, tivemos retornos muito importantes. Com apenas três anos de existência, a Universidade já está assinando convênios com instituições tradicionais de países estratégicos da América Latina, além de ter sido eleita, recentemente, vice-presidente da UDUAL para o Brasil”, ressalta Pires.
A pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais, Gisele Ricobom, explica que a UNILA prevê em seu próprio Estatuto o intercâmbio acadêmico-científico, tecnológico e cultural com outras instituições universitárias, visando cumprir sua missão institucional, que é contribuir com a integração solidária da América Latina e Caribe. “Atualmente, a UNILA tem 42 convênios firmados com instituições internacionais e existem, ainda, várias propostas de parceria em tramitação. São convênios com importantes universidades, que precisam de atividades de cooperação práticas para que ganhem maior sentido. Nossa prioridade é atender à solicitação de professores que já desenvolvam ou pretendam desenvolver ações com outras instituições. É o caso do convênio com a Universidad de Santiago de Chile, que tem por objetivo principal permitir o intercâmbio de professores que irão colaborar com o programa de mestrado da UNILA”, completa Gisele.
Seminário
Além de realizarem visitas a universidades chilenas e colombianas, Subrinho e Pires participaram do seminário “Desenvolvimento e Integração da América Latina”, realizado em Santiago. A abertura do evento teve a presença do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos. “Em seus discursos, os dois ex-presidentes destacaram o projeto da UNILA”, enfatiza o vice-reitor.
O seminário reuniu personalidades de 10 países da região e foi promovido pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Instituto Lula.
Por, Assessoria Unila