O prefeito Reni Pereira sancionou no final da tarde de terça-feira (10), a O Projeto de Lei que isenta templos religiosos alugados em Foz do Iguaçu do pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O projeto é de autoria do vereador Luiz Queiroga, e foi apresentado ainda na administração municipal anterior.
A medida que deve beneficiar cerca de 400 templos em Foz do Iguaçu de todas as religiões, existe em âmbito federal, mas apenas isenta templos religiosos com sede própria. Os interessados devem entrar no site da prefeitura (http://www.pmfi.pr.gov.br) e fazer o cadastro. O benefício começou a valer já nesta quarta-feira (11).
Segundo o prefeito Reni a regulamentação da lei é o reconhecimento as instituições religiosas, pelo trabalho social realizado na comunidade de Foz do Iguaçu.
“É um reconhecimento às instituições religiosas, independente da crença. Tendo em vista que o envolvimento das igrejas no aspecto social tem sido cada vez maior, tornando-se um aliado do poder público, principalmente nesta questão e não só em Foz do Iguaçu, mas em todo o Brasil”, disse o prefeito.
Para Queiroga, a Lei valoriza trabalho filantrópico das instituições religiosas. “É uma ação de prevenção, que resulta no retorno de dezenas de pessoas ao convívio familiar e a socialização. Citando um exemplo, um preso custa ao estado R$1.867,00, por mês. E, nós estamos falando aqui, de mais ou menos R$500/ano, por um imóvel de uma instituição, que realiza um trabalho preventivo na comunidade. Por isso acreditamos que o valor do custo/benefício é muito grande para a sociedade”, disse o vereador.