Com a chegada do fim do ano, o fluxo de compras, pessoas e movimentação de dinheiro aumentam nos centros comerciais da cidade. No Paraná, acontece a “Operação Natal”, feita pela Polícia Militar. Em Foz do Iguaçu, as mudanças no policiamento já começaram na última quarta-feira, (4), devido à alteração nos horários de atendimento do comércio.
Conforme explicou o Aspirante Murilo Mendes, o efetivo está acompanhando o horário estendido das lojas. “Na semana passada ficamos até às 20h, nessa semana seguimos até às 22h, e na próxima semana que antecede o Natal vamos até o fechamento das lojas, às 23h”.
Durante esse período, o efetivo interno administrativo da PM também passa a atuar nas ruas. O patrulhamento está sendo feito a pé e com as viaturas da Polícia. De acordo com o Aspirante Mendes, esse reforço é necessário. “Sabemos que nesse período o fluxo de pessoas, compras e dinheiro aumentam, e isso chama atenção de alguns marginais. Por isso a presença constante da polícia é tão importante”, destacou.
A operação conta ainda com o apoio de grupos especializados de segurança como o Pelotão de Choque, Rotam e do Grupo Tático. “Esse reforço vai ajudar no patrulhamento das áreas comerciais, de maneira preventiva para evitar que se acorram delitos, e de maneira repressiva caso algo venha acontecer”, pontuou Mendes.
Além da Avenida Brasil e Vila Portes, as Avenidas Morenitas, Silvio Américo Sasdelli e República Argentina também recebem o reforço no policiamento.
No Paraná
A Polícia Militar do Paraná inicia na segunda-feira (9) a Operação Natal para reforçar o policiamento em todo o Estado devido à chegada dos festejos natalinos e o pagamento do 13º salário. O efetivo será incrementado por policiais militares que atuam no setor administrativo. A operação vai seguir com o policiamento intensificado enquanto for necessário.
Nesta operação a Policia Militar intensifica as ações nos locais onde há um maior número de pessoas como shoppings, feiras populares e comércios onde há um aumento de circulação por conta da compra de presentes. As ações preventivas e de trânsito também são intensificadas, devido à chegada das férias escolares.
Também serão desenvolvidas ações com a participação de outros órgãos de segurança pública e de fiscalização, que tem o objetivo de garantir e preservar a segurança pública em todo o Estado no decorrer do mês de dezembro. O lançamento da Operação Natal acontece às 14h no Quartel do Comando Geral, em Curitiba.
Com Daryanne Cintra