A FIFA anunciou nesta segunda-feira (9) os indicados ao prêmio de melhor jogador e jogadora do ano de 2013. No masculino, Lionel Messi, do Barcelona, tentará o quarto troféu consecutivo, já que foi eleito o melhor do mundo em 2010, 2011 e 2012. Concorrem com “La Pulga”, o Português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid e o francês Franck Ribéry, do Bayern de Munique.
No feminino a brasileira Marta foi indicada mais uma vez e vai tentar a sexta “Bola de Ouro” da carreira (a brasileira foi considerada a melhor do mundo entre 2006 e 2010). Concorrem ainda, a atual melhor do mundo, Abby Wambach, dos Estados Unidos e a goleira alemã Nadine Angerer.
Os vencedores do Prêmio Bola de Ouro, que é dado em parceria entre a Fifa e a revista France Football, serão anunciados no dia 13 de janeiro, em Zurique, na Suíça.
O brasileiro Neymar ficou fora da lista dos três melhores jogadores do mundo, mas concorre pelo quarto ano consecutivo ao Prêmio Puskas, que premia o gol mais bonito do ano, pelo tento marcado contra o Japão na abertura da Copa das Confederações. Concorrem com o brasileiro: o sueco Ibrahimovic, do Paris Saint-Germain, e o sérvio Matic, do Benfica.
Uma curiosidade entre os indicados a melhor do mundo foi encontrada na lista que apresentou os candidatos a melhor técnico. Isto porque dos três indicados, dois já estão aposentados: Sir Alex Ferguson, do Manchester United e Jupp Heynckes, do Bayern de Munique. Concorre com os “veteranos” o alemão Jurgen Klopp, comandante do Borussia Dortmund.