Na manhã de quinta-feira, 5, uma tentativa de transferência de presos da carceragem provisória da 6.ª (SDP), para a Cadeira Publica Laudemir Neves,foi frustrada. A direção da cadeia se recusou receber os detentos. Segundo a direção, o motivo de recusar a transferência é a falta de vagas na penitenciaria. Dos 10 presos encaminhados, foi possível transferir seis. Os outros quatro detentos tiveram que retonar a carceragem da 6ª SDP.
Para o Presidente do Sindicato dos policiais civis no Paraná, André Gutierrez, a cadeia terá que cumprir a resolução 419/2013 que determina que a Cadeia Pública receba os presos oriundos do 6.ª Distrito Policial da Comarca de Foz do Iguaçu, independentemente da fila de espera do Sistema Informatizado da Central de Vagas. “Vamos continuar insistindo até que essa situação se resolva, é inadmissível que policiais civis façam trabalho de carcereiro e a delegacia fique abarrotada de presos como esta, hoje com 68 detentos ” disse Gutierrez.
Na sexta-feira, 6, deve acontecer outra tentativa de transferências de presos. A expectativa é que sejam transferidos 35 presos para a cadeia Laudemir Neves.