Nos últimos dias a Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas – CBBC divulgou nota cancelando os Campeonatos Brasileiros da primeira e também da divisão de acesso. O documento atribui a culpa do cancelamento a não aprovação do Ministério do Esporte ao projeto que cobriria as despesas da competição. A entidade não divulga nova data e afirma que fica na eminência da referida aprovação.
A Federação Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas considera a ação da CBBC um ato de desorganização quanto ao fato. Primeiro porque não se lança um campeonato de tamanho nível, responsabilidade e de custo financeiro para as equipes, sem saber se haverá dinheiro para executá-lo. É necessário precaução, organização e respeito aos times. Não só os Tubarões/MM/APEDEF/Fundesp haviam adquirido com grandes dificuldades as passagens para Manaus. Outras equipes vivem a mesma situação. E simplesmente, arbitrariamente, sem consultar possibilidades e sugestões dos times classificados para a disputa, a CBBC acaba por simplesmente prejudicar uma parte dos seus filiados.
Quem vai arcar com o ônus da não realização desta competição? Só por parte do time ponta-grossense o prejuízo é de R$ 20 mil reais. Como acreditar na entidade maior, que deveria atender os interesses dos times brasileiros. Uma pena. Certamente todos devem pensar duas vezes antes de assumir riscos e prejuízos para disputar um campeonato, que na teoria deveria ser sério.
Com esta atitude foram jogados no lixo o trabalho de cada time, a expectativa de cada atleta, os gastos que os times tiveram para disputar as etapas regionais e até mesmo a credibilidade desta competição. O basquete em cadeira de rodas brasileiro está de luto.
Ben Hur Chiconato
Presidente FPRBCR