Por Daryanne Cintra
A cidade de Foz do Iguaçu esta sendo palco da Conferência Global sobre Educação Veterinária. O evento promovido pela Organização Mundial da Saúde Animal teve início nesta quarta-feira (4), às 10h no Hotel Bourbon. O encontro é para debater a qualidade do ensino da medicina veterinária no mundo, e também discutir sobre as ações desenvolvidas pelos órgãos competentes à área em todo o país.
O governador Beto Richa participou da abertura da conferência, e aproveitou para adiantar que novas parcerias estão sendo estudadas pelo estado. “O governo tem investido muito na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, e isso refletiu tanto no âmbito nacional quanto internacional. Este ano durante uma viagem para a Rússia, pedi o apoio do governo para que fosse possível importar produtos do Paraná, principalmente a carne bovina. São questões que devem ser estudadas, mas que diante disso mostra que o Paraná está fazendo a sua parte de buscar por novos horizontes”, ressaltou.
Já o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, avaliou o crescimento de mercado. “O Brasil abriu bons mercados, como o japonês com a carne suína que vem de Santa Catarina, mas que reflete no país como um todo. O México para carnes de aves, e ainda exportamos mais de 6 milhões de dólares em carnes bovinas só nesse ano. Os mercados estão se abrindo, e com isso mostramos que os nossos produtos são de boa qualidade para o consumidor”. Ainda conforme disse o ministro, a maior preocupação é “estimular o produtor e garantir a tranquilidade do consumidor”.