O Paraguai continua sendo apontado como um dos países mais corruptos do continente, superado apenas pela Venezuela, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira (3) pela ONG alemã Transparência Internacional. A tabela da transparência mostra a Venezuela com 20 pontos e o Paraguai com 24 pontos, sendo a nota mínima zero para países extremamente corruptos e 100 para os mais transparentes.
Entre os 177 países analisados, o Paraguai está no número 150, dez pontos a baixo da Venezuela que aparece no lugar 160.
Os países mais transparentes das Américas do Sul e Central, segundo a lista, são Uruguay (73), Chile (71), Puerto Rico (62) e Costa Rica (53), seguidos por Cuba (46), Brasil (42) e Salvador (38).
Já com maior índice de corrupção aparece Venezuela (20), Paraguay (24), Honduras (26), Nicaragua (28) e Guatemala (29).
A edição do Índice de Percepção da Corrupção, destacou a América Central com maior índice de corrupção nesta última pesquisa. “O que ressalta é a queda do Centro – américa como bloco. Uma explicação é que os grupos organizados precisam de corrupção para traficar armas, drogas e pessoas”, disse Alejandro Salas, diretor da Transparência Internacional na América Latina.
O Índice de Percepção da Corrupção é medido anualmente desde 1995, a partir de estudos e pesquisas sobre os níveis constatados de corrupção no setor público de vários países.
Informações, ABC Color