O município de Foz do Iguaçu ficou entre os quatro melhores na fase final da divisão A dos 56º Jogos Abertos do Paraná (JAPs). O evento foi realizado na cidade de Cascavel e reuniu a elite do esporte estadual no período de 22 a 30 de novembro. Maringá, com 647 pontos, ficou com o título de campeã geral, seguida de Cascavel (633), Ponta Grossa (374) e Foz do Iguaçu (283). A delegação iguaçuense foi composta por 253 pessoas, sendo 220 atletas, além de 33 técnicos, dirigentes e integrantes da equipe de apoio. No total, 26 equipes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) representaram a Terra das Cataratas em 17 modalidades.
Para o secretário Anderson de Andrade, o resultado foi acima das projeções feitas no início da temporada. De acordo com o comando da SMEL, o objetivo era terminar a disputa entre os cinco primeiros colocados. “De uma maneira geral, o quarto lugar nos JAPs supera os nossos anseios, mas sabemos que podemos render mais em algumas modalidades. É o nosso primeiro ano na Secretaria de Esportes, mas estamos atentos e certamente buscaremos evoluir em competições futuras. Nossos agradecimentos aos atletas e técnicos que nos representaram com muita determinação”, acrescentou Andrade.
Entres os destaques nos Jogos Abertos do Paraná está a equipe iguaçuense de voleibol masculino que conquistou a medalha de ouro derrotando o forte time de Maringá na decisão por 3 sets a 0. Já as meninas do basquete garantiram a medalha de prata com o segundo lugar na modalidade. As sete medalhas de bronze vieram com as boas participações da bocha, bolão masculino, ciclismo masculino e feminino, natação masculina, karatê feminino e tênis feminino.
As demais equipes terminaram nas seguintes posições: atletismo masculino (5º) e feminino (6º), handebol masculino (6º), judô masculino (4º) e feminino (6º), karatê masculino (5º), natação feminina (4º), taekwondo feminino (6º), tênis masculino (4º), vôlei de praia masculino (9º), xadrez masculino (6º) e feminino (6º). O taekwondo masculino e o tênis de mesa masculino não pontuaram. O futebol ficou em nono lugar e, rebaixado, terá que disputar a divisão B no ano que vem. O badminton fez parte dos Jogos Abertos como modalidade de exibição, com Foz do Iguaçu terminando em quarto lugar nos naipes masculino e feminino.
Por AMN