Por Daryanne Cintra
Neste domingo, 1º é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS em todo o mundo. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a doença, e promover uma discussão quanto à solidariedade e a tolerância com os portadores do HIV.
Em Foz do Iguaçu, as atividades em alusão a data, começaram no último dia 25, e se estendem até domingo, dia 1º. Neste sábado (30), as ações se concentram no CTA/COAS – Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS, que funciona no PAM – Pronto Atendimento Municipal na Avenida Paraná.
Até às 16h quem quiser pode fazer o exame de detecção do vírus HIV, gratuitamente no CTA. Além disso, exames de Sífilis e Hepatites B e C, também estão disponíveis. A coordenadora do programa em Foz, Taiusca Cristina Bonadeu, explica que o teste é simples. “Fazemos um furinho no dedo da pessoa, e colhemos algumas gotinhas de sangue. No máximo em 30 minutos o resultado já sai”. Além dos exames, a comunidade pode tirar dúvidas e buscar por aconselhamento.
Já no domingo, (1º), quem passar pela Feirinha da Avenida JK, vai encontrar mais uma ação. Equipes de saúde estarão durante a manhã, falando sobre o assunto, conscientizando as pessoas, e tirando dúvidas sobre a doença.
Dados Registrados
Em média 1.500 pessoas soro positivo são acompanhadas pelo CTA/COAS em Foz do Iguaçu. A coordenadora Taiusca falou que, o serviço ainda atende os municípios que abrangem a 9ª Regional de Saúde, chegando ao número de 2.100 portadores do HIV. “Atualmente contamos com quatro profissionais médicos para atender a essa demanda. A divisão é feita por atendimento a gestantes e crianças, e aos adultos”, enfatizou.
No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, o número de brasileiros infectados com HIV é de aproximadamente 530 mil pessoas, com uma média de 36 mil novos casos por ano.