Lojas e site de todo o país começaram a sexta-feira (29) liquidando o estique com promoções que chegam a passar dos 80% de desconto. Para fazer uma boa compra e não ser enganado, o consumidor deve ficar atento aos preços oferecidos pelas lojas, levando em conta quanto a mercadoria custava antes da liquidação. Uma pesquisa de preços sempre é bom. No caso da internet, o consumidor deve prestar atenção na procedência do site, se ele possui CNPJ e endereço físico da loja. O mais seguro é comprar em lojas que existam também fora da rede mundial de computadores.
Veja algumas dicas:
1) Pesquise: verifique os preços cobrados pelos serviços e produtos pelos quais se interessa nos sites das empresas que participam da Black Friday e de outros fornecedores, inclusive na data da liquidação. Assim, torna-se menor o risco de cair na armadilha de promoções que não são tão vantajosas como o anunciado.
2) Compare: veja a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades;
3) Compras na internet: leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de senhas e dados; depois, imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e confirmação do pedido, como comprovante de pagamento, contrato e anúncios.
4) Compras por impulso: não se deixe levar pelo apelo emocional da oferta e comprar itens dos quais não tem necessidade no momento, mas aparece na promoção como preço “tentador”. O valor pode se somar ao acúmulo de outras dívidas e tornar difícil o pagamento.
5) Direitos do consumidor: vale lembrar que o fato de a compra ser feita em uma liquidação não elimina os direitos dos compradores. Você tem prazo de 30 dias para reclamar de defeitos (caso o produto seja não durável) e 90 dias para reclamar caso o produto seja durável. Além disso, pode devolver compras feitas pela internet até 7 (sete) dias após o recebimento do produto independente do preço ou da ocasião da compra.