Foram encerrada na noite de quarta-feira (27) as atividades da Campanha de Combate ao Câncer de Mama, com a doação pela Receita Federal de um caminhão que servirá como unidade móvel para testes de mamografia. A ação ainda fez parte do Outubro Rosa e contou com uma caminhada e passeio ciclístico entre as praças do Mitre e da Paz, no centro de Foz do Iguaçu. Com a conquista do caminhão, o custo para a aparelhagem do Mamóvel, orçado em R$ 1 milhão, deverá cair.
A caminhada contou com a presença da de Assistência Social, Claudia Pereira, da presidente do Provopar Ester Dias, do diretor da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira, de secretários municipais, atletas do Acorrefoz, ciclistas da Associação dos Ciclistas, além de guardas municipais.
O Outubro Rosa de Foz do Iguaçu, focou as atividades deste ano em arrecadar fundos para a aparelhagem do Mamóvel, que pretende levar o exame de mamografia aos bairros mais distantes da cidade, onde muitas vezes as mulheres não informação ou tempo para se deslocarem até o Hospital Municipal.
“A doação do caminhão, pela Receita Federal, o que era sonho se torna realidade. Vamos recalcular os valores, mas os custos caíram consideravelmente. E durante todo o ano vamos buscar ainda mais parcerias. Hoje a campanha do Outubro Rosa se encerra, mas suas ações continuam, para que no próximo ano o Mamóvel já esteja em pleno funcionamento”, disse Claudia Pereira.
Durante os dias de campanha foram feitas venda de camisetas, as quais continuarão no Provopar; Jantar Rosa, com cerca de 500 convites vendidos; Palestras, blitz, ampliação de horário de atendimento nos Postos de Saúde;
– Secretarias municipais, estabelecimentos comerciais, órgãos públicos se vestiram de rosa; Iluminação cor de Rosa, além de alguns prédios públicos a Itaipu Binacional aderiu à iluminação, tornando a campanha internacional.