Mônica Nasser
A tecnologia é cada vez mais incorporada por nós e vem para facilitar o nosso dia a dia. Aliar esta questão a uma boa idéia e avaliar a viabilidade disto, para o desenvolvimento de um bom negócio é o que será discutido, em Foz do Iguaçu, a partir de sexta-feira.
O Sebrae/PR, o Parque Tecnológico Itaipu/Itaipu Binacional e o Iguassu-IT- Associação das Empresas de Softwers da Região Oeste trazem para a cidade um evento mundial de criação e interação de idéias sobre startups. O encontro tem início nesta sexta-feira, dia 29, das 17h30 às 23 horas, e vai até sábado e domingo, das 9 às 22 horas e das 9 às 21 horas, respectivamente. As inscrições custam R$ 150 por participante e os três dias de evento acontecem no Recanto Park Hotel.
O conceito de startup esta ligado a empresas jovens, embrionárias e que estão em desenvolvimento. De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Osvaldo César Brotto, esta é uma metodologia aplicada em diversos países no mundo todo.No interior do Paraná é a 1ª vez que o evento acontece. “É um evento que visa descobrir novos empreendimentos na área de inovação. São idéias de negócios inovadores e criativos, geralmente nas áreas de tecnologia da informação de comunicação e internet”.
O evento tem como foco possibilitar o diálogo sobre o assunto e, principalmente, o amadurecimento e a elaboração de novas startups com consultoria, e o apoio para a criação efetiva de algumas delas. “Teremos palestras, feedbacks de equipes e mentores para avaliar a viabilidade das idéias e como colocá-las em prática. Dependendo da viabilidade você pode montar um império, basta você ter uma boa idéia e estar ligado com o mundo”, destaca Brotto.
Outra questão que será discutida no encontro é a importância de uma equipe multidisciplinar por isto, a divisão em categorias e nichos diferentes. Quem tiver interesse no evento pode se inscrever pelo site www.foz.startupweekend.org em três categorias: empreendedor, designer ou desenvolvedor. Os empreendedores são pessoas não técnicas, para a criação de startup (que podem ser administradores, publicitários, dentre outros); designer, como o nome já diz, participantes com experiência em design; e desenvolvedor são aqueles com experiência em programação, por exemplo.
O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é considerado estratégico. “Conhecemos mais esta área de TIC como usuário, quando usamos smartphone, computadores, softwers, mas por trás disto existem muitas coisas que não sabemos. É uma cadeia grande de pessoas que trabalham com esta área”, ressalta Osvaldo.
Idealizado pela norte-americana Kauffman Foundation, o Foz do Iguaçu Startup Weekend conta com os parceiros: Brazilian Application Seminar (BRAPPS), Iguassu Startups, i9 comunicação e inovação, Co-event, Evolucione, Vosso, Germinadora Startups, Iguassu Coworking, Anjos do Brasil, Eits prognus group, Circuito Startup, Recanto Park Hotel e Iguassu Charm Travel, além do patrocínio da FH Consulting.