Por Daryanne Cintra
Os preparativos de fim de ano já começaram, e muitas pessoas se preparam para garantir o presente para toda a família. Pensando no aumento do movimento no comércio da cidade, o Sindicato dos Empregados e Comerciários de Foz (Sinecofi) e o Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz do Iguaçu (Sindilojas), criaram um cronograma de funcionamento das lojas.
Conforme disse o vice-presidente do Sinecofi, Edilson José Vieira, uma reunião entre as instituições definiu os horários especiais do fim de ano. O horário vai funcionar da seguinte forma, de segunda à sexta-feira, das 08h às 20h. Aos sábados das 08h às 17h, e nos domingos das 09h às 17h. Já na véspera do Natal, dia 24, o comércio vai atender no mesmo horário de domingo. Os horários passam a ser aplicados pelos varejistas a partir do dia 02 de dezembro, seguindo até a véspera do feriado.
Edilson observou que, as empresas que quiserem estender por contra própria o horário de funcionamento, podem. “A única exigência é que o empregador deverá cumprir com o pagamento da hora extra efetivada, e ainda quem trabalhar que seja apenas por 1 hora a mais do horário normal, tem direito a 2% sobre o piso da categoria, para refeições”.
Todos os anos a expectativa pelo emprego temporário é grande, e com isso há possibilidade do empregado ser efetivado no ano seguinte. “Apoiamos as empresas que pensam nisso. Além disso, a elasticidade dos horários com certeza beneficia o empregador que vende mais, e também o funcionário que acaba sempre ganhando uma renda extra, por conta do movimento”, destacou. Eletro doméstico, eletrônicos, roupas, perfumes, calçados, são alguns dos itens mais vendidos para o Natal.
O vice-presidente do Sindilojas, Mutti Tarbine ressaltou que, apenas os mercados, supermercados, hipermercados e similares vão funcionar normalmente, das 08h às 22h, exceto nos dias 24 e 31, que o horário de atendimento será até às 18h. Mutti disse ainda, que uma pesquisa foi feita para saber como está a expectativa para o movimento nesse fim de ano. “Identificamos um aumento de 5 a 10% em relação ao ano passado, essa estimativa que é positiva para o comércio”.
Já o preço dos presentes, deve agradar o comprador. “Normalmente fim de ano é época de amigo secreto, e para presentear nesse caso, o cliente irá encontrar boas opções entre R$30 à R$ 50 reais. Essa média de valor, também foi levantada durante a pesquisa