Mônica Nasser
Será realizado amanhã, 28 de novembro, a partir das 8h30, no Hotel Golden Tulip, o 1º Evento do Observatório de Turismo de Foz do Iguaçu. A parceria é entre a Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), Centro Universitário UDC, SEBRAE e o Instituto Polo Internacional Iguassu, além do Projeto Diálogos de Fronteira.
De acordo com Valéria Mariotti, diretora do Departamento de Desenvolvimento de Turismo da SMTU, o Observatório é o órgão responsável por realizar pesquisas seguindo a metodologia da Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada das Nações Unidas e a principal organização internacional no campo do turismo.“Agora, as pesquisas que são realizadas na Secretaria Municipal de Turismo terão a tutela da OMT, com estas metodologias.Com isto é possível direcionar melhor o planejamento. A chegada do Observatório profissionaliza os trabalhos”, completou
O evento, que terá a presença de Carlos Capellini, do Observatório de Turismo da cidade de Florianópolis, tem como finalidade reunir o trade turístico, autoridades, profissionais da área de turismo e proporcionar um intercâmbio de informações, ampliando a visão e atuação do Destino Iguaçu. Na ocasião, será assinado um termo de cooperação para a gestão compartilhada do observatório.
Além das funções já citadas, o Observatório de Turismo tem por objetivo facilitar o encontro das informações, agilizando o processo de busca dos interessados, estimular a produção acadêmica em turismo, proporcionar benefícios e retornos em divulgação e comercialização para as empresas de turismo e para a economia regional e ainda contribuir para criação de novos produtos e atrativos turísticos e culturais.
Amanhã às 19h30, no Centro Universitário UDC, será realizada uma palestra, ministrada por Carlos Capellini, sobre o Observatório de Turismo de Florianópolis. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e podem ser feitas pelo site: www.poloiguassu.org/inscricoes. O evento está direcionado para estudantes dos cursos de Turismo e Hotelaria e está aberto a todos que queiram participar.
Carlos Capellini: Mestrado e Graduado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Diretor da empresa Girus Soluções em Turismo, consultor do SEBRAE-SC, assessor de Turismo e Acessibilidade da ABIH-SC e ex-coordenador do Grupo Gestor do Turismo de Florianópolis. Experiência e atuação em turismo, planejamento urbano, participação na elaboração do Ante-projeto de Lei da Política de Turismo de Florianópolis, da Política de Turismo Sustentável do Tocantins e coordenador na elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Florianópolis. Idealizador e implantador da rota turística Caminho das Ostras e Organizador do I Seminário Catarinense de Turismo Acessível de Florianópolis.
Programação:
Data: 28/11/2013 (quinta-feira)
Horário: 8h30
Local: Hotel Golden Tulip
Data: 28/11/2013 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Centro Universitário UDC